As vantagens de fazer exercícios no frio

0
76


BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO FRIO

Eu sei que no frio a vontade de ficar dormindo sem limites é simplesmente tentadora. Em algumas manhãs você deve até se perguntar se malhar no clima gelado faz bem à saúde. E eu te garanto que sim.

Aliás, se você já trabalhou duro até aqui, não vai colocar tudo a perder por causa da temperatura, vai?

Agora, se você é do time que ainda não começou a praticar exercícios físicos, vai perceber que essa pode ser a melhor hora de colocar em prática o projeto de manter seu corpo em dia. Os benefícios de malhar no frio são muitos e vamos te provar agora que é possível fugir do frio e começar a malhar já.

Você queima mais calorias no frio

E vou te explicar o porquê. Você já deve ter reparado que além da vontade de ficar debaixo das cobertas, no frio você tem muito mais vontade de comer aquelas comidinhas mais calóricas. E isso tem um motivo: seu metabolismo está mais rápido. E a vantagem está justamente aí.

No frio temos a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura.

O que exatamente acontece no corpo que irá te beneficiar? Os músculos se contraem durante o treino causando um gasto calórico elevado. Além disso, nosso organismo precisa manter ativos processos que consomem mais energia para “corrigir” a variação da temperatura mais amena.

Claro, não se esqueça de aliar os exercícios a uma dieta balanceada. De nada adianta caprichar no treino e continuar ingerindo muitas calorias.

Reforça seu sistema imunológico

Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que quando você se expõe ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico.

Mas é preciso cuidados e limites. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada e exposto a temperaturas excessivamente baixas o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico. Nesse sentido, ao  fazer seu treino em casa você consegue fugir do frio e se beneficiar tomando as precauções que a baixa temperatura exige.

Melhora seu rendimento físico

Quando aliado a um pré-aquecimento, fugir do frio fazendo exercícios físicos te ajuda a melhorar seu rendimento. É importante investir em aquecimento antes de começar a prática para evitar lesões e problemas musculares.

Como já falamos, seu corpo precisa se adaptar para passar pelas baixas temperaturas e se manter aquecido. Todo esse processo de adaptação faz com que seu corpo fique mais forte e, consequentemente, melhore sua capacidade em muitos aspectos. A sua capacidade cardíaca fica elevada, acontece um aumento dos litros de sangue e de ar por minuto. Outro benefício que é ocorre o crescimento das células musculares.

Portanto, fazendo da atividade física uma prática constante no frio, seu corpo fica preparado para malhar nos dias gelados e enfrentar as condições diferentes trazendo benefícios para você durante o treino.

Melhora a qualidade do seu sono

E isso não está necessariamente associado a quantidade de horas que você dormiu por dia, mas sim a qualidade do seu sono. De acordo com um estudo publicado pela Mental Health and Physical Activity afirma que pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana tendem a dormir melhor e ficar mais alertas durante o dia.

Apesar de bastante benéfico para o sono, uma dica é evitar os exercícios físicos duas horas antes de dormir. Os hormônios liberados durante o treino dificultam a chegada do sono, provocando o efeito contrário do que se deseja naquele momento.

Opte por praticar exercícios antes disso, escolha o horário que mais se adapte a sua rotina e sinta nas suas próximas noites os benefícios do seu treino.

O treino pode ser mais confortável no frio

Você pode até sentir-se mais animado no calor, mas também transpira muito mais. Caso você esteja com sobrepeso e obesidade o suor é ainda maior, o que causa um certo incômodo na hora de malhar. No frio transpiramos menos, o que favorece um treino mais agradável.

Afasta a depressão

Durante a prática da atividade física liberamos substâncias químicas do cérebro, neurotransmissores, endocanabinóides e endorfinas, que ajudam a liberar aquela sensação de bem-estar. Então, fugir do frio fazendo exercícios é uma ótima pedida para afastar a depressão. Movimentar-se ajuda a afastar de vez o desânimo.

Algumas pesquisas mostram que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas depois do treino, portanto, se você pratica exercícios regularmente se beneficia e muito no frio quando nem sempre ficamos muito bem ou animados.

Você estará mais bem hidratado

Falamos sobre a sensação mais agradável de malhar no frio, pois transpiramos menos e é esse o motivo de estarmos mais bem hidratados. Com o suor perdemos uma quantidade razoável de água fazendo exercício físico, o que no verão pode ser um perigo e no inverno é o contrário, torna-se um benefício. Quando praticamos exercícios físicos aumentamos a capacidade do plasma no sangue que é composto por 90% por água.

DICAS PARA FUGIR DO FRIO FAZENDO EXERCÍCIOS

Malhe e mande o frio embora!

Uma boa forma de mandar o frio embora é malhando. O cobertor e o sofá de casa estão ótimos, mas criar coragem e malhar faz com que seu corpo se movimente e o frio vá embora. Aqui na Exercício em Casa você ainda conta com o benefício de poder praticar atividade física no conforto da sua casa. Após concluir sua leitura, vem conhecer nossos treinos.

Aposte na variedade de modalidades

Você precisa se manter motivado para continuar firme com seus treinos no frio. E uma boa forma de conseguir isso é variando seu treino. Você pode apostar em uma aula divertida de aerohiit em um dia, focar em abdominais no outro e yoga em um terceiro dia, por exemplo. Assim você fica em forma, foge do frio e queima calorias!

Treinos enxutos

Na Exercício em Casa você encontra todos os tipos de aulas. Além da variedade de modalidades temos aulas de mais longa duração e as curtinhas, que podem ser feitas em apenas 20 minutos, por exemplo, mas com alta intensidade, fazendo com que a perda calórica seja grande. Para espantar o frio e a preguiça dos dias gelados opte por esses treinos mais curtos, mas não deixe de se exercitar!

Proponha desafios a si mesma

Tente se planejar e se desafiar a cada dia frio. Pense em quais aulas você pretende fazer durante a semana, quais serão as modalidades e isso te manterá motivada e determinada a fugir do frio fazendo atividade física. Se você conseguir fazer o que se desafiou no primeiro dia, sentirá mais vontade no segundo e assim sucessivamente. Não pode parar e estamos aqui para te ajudar nesta missão!

Respire pelo nariz

Parece óbvio, mas vou te explicar melhor o que quero dizer. Temos a necessidade biológica de aquecer o ar quando inspiramos. Nosso corpo precisa de um volume maior de oxigênio durante o treino e comumente fazemos isso respirando pela boca. No frio, com as baixas temperaturas, esse processo pode levar a uma propensão maior de doenças respiratórias. Então, na hora de se exercitar respire pelo nariz!

Hora do treino!

Gostou das dicas que te passamos hoje? Viu só como o seu corpo pode se beneficiar das baixas temperaturas? Siga firme no seu treino e se ainda não começou a praticar atividade física, acredito que agora você esteja convencida de que não precisa esperar o verão chegar para começar o projeto de incluir exercícios físicos na sua rotina.

Importante: pratique exercícios físicos tanto no calor, quanto no frio. Manter-se ativo em todas as estações é essencial para continuar saudável. 😉

Agora, quero te convidar a fazer parte do time Exercício em Casa, que é voltado para você mulher determinada a emagrecer com saúde mesmo nos dias mais gelados. Somos referência em exercício em casa no Brasil. Criamos uma rotina de treinos planejada por especialistas no assunto. Já ajudamos mais de 100.00 pessoas a entrarem em forma!

Você vai encontrar aulas superdivertidas das mais variadas modalidades, que se encaixarão na sua rotina. Vem com a gente!

Ah, tem algum segredinho que te mantem ativa e faz você fugir do frio na hora de malhar? Conte para gente, adoramos compartilhar tudo com vocês!

Um beijo e até próxima!

Prof. Dani Dias.

 

O post As vantagens de fazer exercícios no frio apareceu primeiro em Exercício em Casa – A sua Academia Online.



Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui