Até quando vai a campanha de vacinação contra sarampo em São Paulo?

0
10


Na sexta-feira (16 de agosto), a prefeitura de São Paulo anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo. Prevista para terminar justamente no dia 16, ela agora vai até o 31 de agosto.

A Secretaria Municipal da Saúde da capital, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, decidiu estender o prazo devido aos últimos dados epidemiológicos e à baixa cobertura vacinal do público-alvo.

A ação, iniciada em 10 de junho no município paulista, está focada nas crianças de 6 meses até 1 ano e em jovens de 15 a 29 anos de idade. Até quinta-feira (15), só 41,3% do primeiro grupo e 35,4% do segundo haviam sido imunizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado responde pela grande maioria dos casos de sarampo registrados entre 14 de maio e 14 de agosto no Brasil. Até então, foram 1 220 ocorrências em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, uma na Bahia e uma no Paraná.

No total, 53 cidades dos quatro estados se encontram com surto ativo.

E a vacinação no resto do Brasil?

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a tetraviral (que evita a catapora) ficam disponíveis em todos os postos de saúde do país o ano inteiro. Apesar de a campanha paulista ser focada em bebês e jovens, qualquer pessoa de até 49 anos pode ser imunizada.

Basta comparecer a um posto com a caderneta de vacinação para atualizá-la.



Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui