Mitos e verdades sobre a menstruação que toda mulher tem dúvida

0
17


Ela aparece todo mês, coloca a vida de muita gente de cabeça para baixo e sempre é sinônimo de atenção. Mas, mesmo com todos os cuidados e acompanhamentos, às vezes surge aquela dúvida ou discussão entre as amigas. Existem muitos mitos e verdades sobre a menstruação e seu funcionamento ao longo dos anos.

E, mesmo sendo algo natural do corpo feminino, e associada a saúde da mulher, é normal que alguns ditos e teorias sobrevivam no dia a dia. Para colocar um ponto final em algumas questões corriqueiras, a ginecologista, obstetra e sexóloga Dra. Erica Mantelli explica e desmistifica casos populares.

Revelamos os mitos e verdades sobre menstruação

TPM não existe. É tudo psicológico 

Mito. Existe, sim, porque a alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo. É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados. A TPM pode ocorrer em mais de 50% das mulheres, devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma. E a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e termina quando ela chega.

Mulheres que convivem costumam menstruar na mesma época?  

Verdade. A menstruação é uma variação hormonal e hormônios podem ser alterados a partir de fatores externos. A ansiedade, o estresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E se mulheres convivem em um ambiente com as mesmas condições, costuma influenciar o ciclo de todas, igualmente. 

A mulher engorda no período menstrual? 

Mito. A mulher pode inchar, mas não engordar. O período pré-menstrual pode causar um inchaço na região abdominal, por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente).

O período menstrual favorece o aparecimento de acne (espinhas)? 

Verdade. As mudanças hormonais fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e assim, consequentemente, a acne. Mas também, pode ser causada pela alimentação.

Suspender a menstruação faz mal à saúde? 

Mito. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. Mas a médica alerta: Sangrar todo mês é um sinal que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal.

Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso? 

Verdade. Pode acontecer com algumas mulheres, sim. Aumenta a irrigação de sangue na região pélvica, e com isso a mulher tem mais facilidade para se lubrificar e mais sensibilidade para atingir o orgasmo.

Andar descalça piora a cólica?  

Mito. Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido, pois a cólica é uma contração no útero. O que acontece é que as pessoas podem ficar mais sensíveis à dor. Esse é um dos mitos e verdades sobre menstruação que com certeza você ouviu da sua mãe ou avó, né?

Transar menstruada aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis? 

Verdade. Aumenta porque o sangue é um meio de cultura, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus. Por isso, o uso de preservativos é essencial, seja no período menstrual ou não.

Leia também:



Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui